Somente depois de um dia que uma emissora de TV divulgou a informação primeiro que todo mundo, o Ministério Publico Estadual do Rio decidiu anunciar oficialmente a descoberta de uma propriedade em Resende pertencente a Jhonnatha Schimitd Yanowich.
Ele é o dono da mansão onde foram achados 16 fuzis e 20 pistolas durante a semana. O arsenal seria do Comando Vermelho.
Na propriedade em Resende, os agentes da 60ª DP (Campos Elíseos) apreenderam mais de 10 cavalos de raça, bovinos, uma caminhonete Dodge Ram, três quadriciclos, um carro de trilha, joias e armas de fogo. Também foram encontrados três pássaros exóticos — entre eles, uma arara — mantidos em cativeiro.
De acordo com as investigações, a propriedade foi adquirida há cerca de seis meses no modelo “porteira fechada” e está avaliada em mais de R$ 5 milhões.
Jhonnatha foi denunciado juntamente com outros 21 integrantes de uma célula interestadual da facção criminosa Comando Vermelho.
Os denunciados respondem por associação para o tráfico, porte e comércio ilegal de armas de uso restrito e falsidade ideológica.
Ele foi preso na última terça-feira (13/05), em São Paulo, durante a Operação Plexo.
Dias antes, durante o cumprimento dos primeiros mandados, na residência do denunciado, na Barra da Tijuca, foram apreendidos armamento pesado, grande quantidade de munições, cerca de US$ 24 mil em espécie e dispositivos eletrônicos. No material apreendido, chamou a atenção um cartão de memória com imagens aéreas da fazenda em Resende, que passou a ser considerada, pelos investigadores, possível ponto de apoio logístico da organização criminosa.
FONTE; Ministério Público Estadual do Rio