A Polícia Federal faz operação para reprimir a atuação de uma quadrilha de traficantes que atua nas regiões Sul e Sudeste do Brasil que transportava drogas em caminhões frigoríficos vindos do Paraná, sendo os investigados responsáveis pelo recrutamento de motoristas, preparação dos veículos e monitoramento das cargas, além do recebimento do material ilícito em comunidades cariocas.
Na ação, policiais federais cumpriram cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão em residências localizadas nos municípios de Toledo/PR e Balneário Pirraças/SC. As medidas judiciais visam desarticular o grupo responsável pela logística de envio e recebimento dos entorpecentes.
As investigações que sucederam a ação de hoje são um desdobramento da Operação Drake, deflagrada em outubro de 2023, a qual resultou na prisão de quatro policiais civis. Na ocasião, os agentes de segurança envolvidos interceptaram 16 toneladas de maconha no interior do Rio de Janeiro e, posteriormente, negociaram com as lideranças da principal facção criminosa do Rio o envio da carga até os acessos de Manguinhos, comunidade controlada pela organização.
Foi constatado que os alvos da ação de hoje participaram diretamente da negociação com os policiais civis presos na Operação Drake. Os investigados atuavam na logística de envio e recebimento da droga, mantendo contato direto com as lideranças da facção criminosa envolvida no esquema.
Eles responderão pela prática do crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção ativa.
FONTE: Polícia Federal