Infiltrados em grupos de WhatsApp, policiais descobriram toda a hierarquia das favelas do Lixão e Vila Ideal. em Caxias. Confira detalhes da investigação

Policiais se infiltraram em grupos de WhatsApp para desvendar o esquema criminoso de uma quadrilha que comandava há anos as favelas do Lixão e da Vila Ideal, em Duque de Caxias e pagava propinas a PMs.

Contaram também com a colaboração de um ex-integrante do bando que teve uma desavença com Charlinho do Lixão, elemento que foi morto em confronto com a polícia militar.

No curso da presente investigação, esse criminoso se retirou do bando e resolveu colaborar sob a garantia do anonimato, e forneceu informações extraídas do aparelho celular que utilizava quando ainda integrava a quadrilha que que possibilitou a identificação de vários grupos de WhatsApp utilizados pelos seus integrantes para gerirem seus negócios escusos, e das linhas telefônicas utilizadas pelos integrantes de cada grupo.

O bando é liderado dentro do presídio pelo traficante Charles do Lixão,  Charles da Vila Ideal, Charles Brown ou Coroa e tinha como braço-direito seu filho, Charlinho, já falecido.

Foi possível verificar que todos os integrantes da organização criminosa dentre os que tem maior posição hierárquica na estrutura de poder até os mais subalternos, prestam referências a Charles, Muitos clamam pela sua ¿liberdade¿, e ainda dão como certo a realização de churrasco em comemoração, chegando um deles a dizer que os demais superiores, ou seja, os gerentes não deixarão o fato passar em branco

Muitos criminosos inclusive muitos se referiam à o bando como ¿Tropa do Coroa e do eterno menor 22¿, uma alusão a como forma de homenagem póstuma ao meliante.

Foi verificado que o grupo tinha como como atividade primordial o tráfico de drogas, mas restou evidenciado que outras atividades criminosas são perpetradas pelo bando, tudo para obtenção de vantagem econômica.

Há registro de práticas de roubos qualificados pelo emprego da arma e concurso de pessoas; roubos de cargas, de tráfico de armas e munições, dentre outros.

Os membros da quadrilha

A investigação descobriu que o criminoso Gordão, Abençoado o Salmo, era é o responsável por fazer a ponte entre o tráfico de drogas e policiais corrompidos do 15º BPM, procedendo ao pagamento de ¿arregos¿ para evitar prisões ou apreensões nas Comunidades do Lixão e da Vila Ideal, ou para conseguir a liberação para realização de bailes funks, eventos que impulsionam as vendas de drogas.

Anos atrás, ele já havia sido apontado por uma testemunha como sendo o integrante responsável pelos pagamentos dos ¿arregos¿ aos policiais militares do 15º BPM

Na hierarquia do crime, Bocão era o gerente geral do Lixão e assumiu a condição de frente com a morte do Charlinho. Ele promovia semanalmente espécie de reunião normalmente realizada aos domingos com todos os gerentes de carga, para conferência das contabilidade, verificando se as cargas vendidas na semana são compatíveis com os valores apresentados.

“Atenção tropa do Coroa e do eterno menor 22 Amanhã será nossa eleição se iniciará as 7 horas em ponto 6 horas tem q ta todos os g e corredo já reunidos pra troca as anotação pra quando chega 7 horas todos os fecho estarem organizados… lembrando que nossa fiel e valorosa facção é conhecida mundialmente pela nossa organização então vamos ser organizado pra noos chega ao sucesso e ser o mais breve possível nas quadra do coroa oooliberdade.

Bocão ficava encarregado de promover bailes funks e forrós de modo a incrementar as vendas de drogas nas bocas de fumo, e pagar os demais gerentes para que eles possam remunerar os demais ¿funcionários¿ da baixa hierarquia da quadrilha.

Bocão era auxiliado por Chapoca, Russinho e Bimbo.

Na Vila Ideal, o gerente era Tcheno. Já a que é apontado como irmão de consideração de Charlinho.

Tcheno tinha como braço-direito o traficante Mickey.

Bimbo tinha a responsabilidade do gerenciamento de todo o tráfico de ¿crack¿,. Zangado ou Russinho era o gerente da cocaína.

Chapoca cuidava da gestão da segurança de todo o Lixão.  

Havia também os gerentes de carga que atuavam em esquema de plantão de 24 horas, e prestavam conta ao final, em sintonia com os respectivos ¿corredores¿, ¿vapores¿ e ¿atividades¿ do turno atuam em sintonia com os gerentes de entorpecentes, controlando os abastecimentos das bocas de fumo. Um deles era o Cirrose juntamente com seu irmão Carlinhos. Eles administravam a logística de abastecimento e a contabilidade geral do tráfico da Vila Ideal.

Outro gerente de carga era HG, que foi preso em flagrante pela Delegacia Anti-Sequestro, quando tentou extorquir uma vítima.

Betão também era gerente de cargas e agia como uma espécie de agente de ¿contrai-nteligência¿ a serviço do tráfico de drogas do Lixão e da Vila Ideal, como foi constatado pelo agente virtual infiltrado já que há vários prints feitos por ele que servem de alerta par à presença de policiais militares.

Macarrão é outro que ocupa o cargo de gerente da carga, participando diretamente na endolação de material entorpecente e  na guarda de cargas,

Também eram gerentes de cargas Negão Dieguinho, Tatu e Boliço.

Negão ficou encarregado da função de liderança no tráfico da Comunidade da Coréia, que funciona como uma espécie de ¿filial¿ da quadrilha do Lixão e da Vila Ideal.

Os corredores tinham a função de receber e guardar determinada quantidade de carga de entorpecentes, cabendo-lhes abastecer os ¿vapores¿, quando o estoque das bocas de fumo está baixo, e auxiliam na endolação.

Os corredores eram Marcell, MT, Chaninha, Picolé, Mendigo e Begueira.

Havia ainda os vapores mas só um fopi citado, o de vulgo Saci.

Os atividades eram os responsáveis pela segurança dos funcionamentos das bocas de fumo e dos seus comparsas, e exercem suas funções em pontos estratégicos para garantir a segurança cotidiana dos pontos de vendas, e para defender os territórios dominados de investidas policiais ou de facções rivais,

Estavam entre os atividades Doguinha ou Dodo da 62, Cavanhaque, Big Big,  Canivete e JG.

Tinham também os fogueteiros e radinhos. O traficante Cepacol era o responsável.

.O bandido de vulgos Zona Sul, Mais de 20 e Cadeirante, repassava o informações sobre o deslocamento de comboios policiais ou sobre fatos coletados nos outros grupos do WhatsApp da orcrim, realizando trabalho de networking.

Robô ou De Ferro, que está preso em Bangu, até hoje recebe valores.

 Bia é a responsável por recolher e repassar valores semanais aos familiares dos gerentes que se encontram presos. Ela exerce uma função similar a uma assistente social dos integrantes presos, sendo de sua responsabilidade os repasses financeiros que lhes garantem os sustentos, na ausência do Integrante preso.

Cabelinho se disfarçava de motoboy para traficar entorpecentes sem levantar suspeitas das forças policiais, realizando entregas sob encomenda, sendo impressionante o número de vendas feitas por ele em poucos dias.

Os policiais descobriram que, dentro da organização, havia uma outra, comandada pelo bandido de vulgo JG, oltada para a prática de roubos de aparelhos celulares e de cargas da Empresa Souza Cruz.

JG e seus comparsas se reuniam normalmente na madrugada para praticar roubos. Foi comprovado que ¿JG¿ monitorava os veículos da firma,

No caso dos assaltos a ônibus, o grupo, costumava agir em dupla ou trio, mas sempre acompanhado de outro elemento que segue o coletivo com um carro, que ao final da ação dá fuga aos assaltantes.

Tal prática é nefasta, pois atinge trabalhadores quando utilizam do transporte públicos na ida ou volta de seus locais de trabalho, pessoas que, em regra, já ostentam situação financeira fragilizada.

Os grupos de whatsapp

A infiltração de agente virtual nos grupos do WhatsApp permitiram o ingresso da polícia civil no cerne da organização criminosa, tendo sido possível constatar que tais grupos possuíam regras de utilização definidas pelos integrantes que possuem maior grau de hierarquia dentro da organização

No grupo Família CV havia a mensagem –Presta atenção meus amigos, esse grupo é exclusivamente para monitoração e visão de polícia ou outro tema que ponha nossa vida em risco. Obs.; é proibido colocar fotos e vídeos que podem tirar o foco da monitoração, a não ser de visão de policiais. Se não for na risca da disciplina será imediatamente retirado e removido do grupo e não adiantam ir no privado dos adms; que não vai adiantar nada, porque os administradores reconhecem as regras daqui, ASS: DIRETORIA RAPAZIADA¿

Havia ainda os grupos Conexão Família C.H.; Grupo Mauá Tudo Nosso; Grupo Atividade Geral; Grupo Compras, Vendas CV e Grupo novo LX Vi, sendo este último que reunia 52 linhas telefônicas utilizadas por diversos integrantes da organização, e permitiu uma comunicação rápida e bem mais segura eles, funcionando como uma espécie de escritório virtual do ¿CV

Fonte: Relatório da Polícia Civil do Rio de Janeiro disponível no site jusbrasil

Compartilhar:

Posts Relacionados:

Três bandidos foram mortos em confronto com a PM no Chapadão (CV)

Três bandidos foram mortos em confronto com a PM no Chapadão (CV)

Fuzil, réplica de fuzil e pistola foram apreendidos pelo 41º BPM na Rua Manhama, Complexo do Chapadão, nesta terça (29/04). Após confronto, três suspeitos feridos foram socorridos ao Hospital Carlos

MP prendeu oito milicianos em Belford Roxo. Quadrilha tinha apoio de PMs corruptos e obrigava moradores a votarem em seus candidatos nas eleições

MP prendeu oito milicianos em Belford Roxo. Quadrilha tinha apoio de PMs corruptos e obrigava moradores a votarem em seus candidatos nas eleições

O MInisério Público Estadual prendeu oito milicianos com atuação em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, nesta terça-feira (29/04). Ao todo, 13 pessoas foram denunciou pelos crimes de constituição de milícia

Três suspeitos baleados em Meriti

Três suspeitos baleados em Meriti

Segundo o comando do 21º BPM (São João de Meriti), na Comunidade do Castelinho, os policiais avistaram uma bicicleta com três ocupantes ostentando arma de fogo, e se aproximaram para realizar abordagem.  Houve

Mensagens de várias partes do país anunciam fim da suposta trégua entre o PCC  e o CV

Mensagens de várias partes do país anunciam fim da suposta trégua entre o PCC e o CV

Segundo postagens de várias partes do país que ciruclam nas redes sociais, teria acabado a suposta trégua anunciada entre as facções criminosas Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital, que

Onze milicianos foram denunciados por sucessivos ataques a policiais em Seropédica no ano passado

Onze milicianos foram denunciados por sucessivos ataques a policiais em Seropédica no ano passado

Onze milicianos que agiam em Seropédica foram denunciados pelo Ministério Público Estadual por participarem de ataques a policiais civis no ano passado. Entre os acusados estão Chica, Léo Toda Hora,

Traficante Peixão (TCP) usa recursos de empresas de internet para adquirir artefatos explosivos. Fornecedor da facção morreu em uma explosão em seu apartamento na Barra em janeiro. Bandido tem influência em tráfico de Minas

Traficante Peixão (TCP) usa recursos de empresas de internet para adquirir artefatos explosivos. Fornecedor da facção morreu em uma explosão em seu apartamento na Barra em janeiro. Bandido tem influência em tráfico de Minas

O traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, explora serviços de internet e TV por assinatura, por meio de duas empresas. Uma delas fornece o serviço exclusivamente para a comunidade

Denúncia do MPF-BA descreve várias negociações entre Professor do Alemão (CV) e traficantes internacionais de armas. VEJA ALGUMAS

Denúncia do MPF-BA descreve várias negociações entre Professor do Alemão (CV) e traficantes internacionais de armas. VEJA ALGUMAS

A investigação da Polícia Federal sobre tráfico internacional de armas revela que o traficante Fhillip da Silva Gregório, o Professor do Alemão, combinou com um integrante da quadrilha vulgo Índio

Corregedoria da PM pedirá à PF cópia o inquérito que mostra conversass do traficante Professor do Alemão (CV) com comandantes da UPP e começar investigação imediatamente

Corregedoria da PM pedirá à PF cópia o inquérito que mostra conversass do traficante Professor do Alemão (CV) com comandantes da UPP e começar investigação imediatamente

Sobre trechos de conversas captadas pela Polícia Federal entre o traficante Professor do Alemão e comandantes da UPP da comunidade, a PM informou. A Assessoria de Imprensa da Secretaria de

Guerra de facções voltou a atormentar Mesquita

Guerra de facções voltou a atormentar Mesquita

Moradores acordaram ao som de tiros nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (29), na Coréia e no Alto Uruguai, em Mesquita, na Baixada Fluminense. Os tiros foram registrados entre

Quadrilha do miliciano Juninho Varão foi denunciada mas Justiça recusou alegando que foi arrolada uma única testemunha que desapareceu e talvez tenha morrido

Quadrilha do miliciano Juninho Varão foi denunciada mas Justiça recusou alegando que foi arrolada uma única testemunha que desapareceu e talvez tenha morrido

O Ministério Público Estadual denunciou o miliciano Juninho Varão e membros de sua quadrilha como Xande, Arley, Lipin dos Predinhos, Jhon Jhon, Meia Lua e um outro chamado Jefferson pela

Homem foi assassinado no Recreio, palco de guerra entre TCP, CV e milícia

Homem foi assassinado no Recreio, palco de guerra entre TCP, CV e milícia

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) investiga a morte de um homem, ainda não identificado, que foi assassinado hoje no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. .Diligências

Saiba como foi a prisão de sete traficantes do CV em Niterói ontem. Polícia não precisou disparar um só tiro

Saiba como foi a prisão de sete traficantes do CV em Niterói ontem. Polícia não precisou disparar um só tiro

A prisão de sete traficantes do Morro do Estado, em Niterói, na madrugada de ontem, ocorreu da seguinte forma. A prisão foi feita sem que os PMs relatassem que fosse

Arsenal foi apreendido pela PM em Acari (TCP).  Bandido foi morto

Arsenal foi apreendido pela PM em Acari (TCP). Bandido foi morto

Fuzil, pistolas, diversos carregadores, lunetas e outros materiais foram apreendidos por policiais do 41BPM, na manhã desta segunda-feira, durante ação na Comunidade do Acari, Zona Norte. Um criminoso foi preso

PM apreendeu oito fuzis só no dia de ontem no Grande Rio

PM apreendeu oito fuzis só no dia de ontem no Grande Rio

A Polícia Militar apreendeu só ontem oito fuzis na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Veja onde foi Dois em Niterói; Um em São João de Meriti; Um em Nova

Traficante da Para Pedro (TCP) matou comparsa por vingança e tentou eliminar testemunha presencial do crime

Traficante da Para Pedro (TCP) matou comparsa por vingança e tentou eliminar testemunha presencial do crime

A Justiça decretou a prisão preventiva de um traficante da Favela Para Pedro, em Colégio, suspeito de matar um comparsa por vingança e por ter tentado também eliminar a testemunha

Polícia estourou nova boca de fumo do CV  na Lapa e prendeu três

Polícia estourou nova boca de fumo do CV na Lapa e prendeu três

A Polícia Civil prendeu três suspeitos durante uma ação visando a repressão sobre facções criminosas responsáveis pelo tráfico de drogas na Lapa, bem como sobre os crimes de roubo e

Alcoolizado, homem matou outro a pedradas em Caxias

Alcoolizado, homem matou outro a pedradas em Caxias

Um homem conhecido como Léo do Pula Pula, de 55 anos, foi morto a pedradas na madrugada de hoje, em Xerém, Duque de Caxias. Segundo relatos, o crime foi cometido

Saiba o que o ex-CEO do Hurb furtou para ser preso. Até carteira ele levou

Saiba o que o ex-CEO do Hurb furtou para ser preso. Até carteira ele levou

Saiba o que o empresário e ex-CEO do Hurb João Ricardo Rangel Mendes fez para ser preso. No dia 25 de abril de 2025, no interior do Hotel Hyatt, ele

Polícia pediu prisão de traficante Sabão de Camará (TCP) por homicídio e sumiço de cadáver mas Justiça negou

Polícia pediu prisão de traficante Sabão de Camará (TCP) por homicídio e sumiço de cadáver mas Justiça negou

A Delegacia de Descoberta de Paradeiros representou pela prisão preventiva do traficante Sabão, que comanda as comunidades de Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. Sabão e um comparsa são

Rolar para cima