Infiltrados em grupos de WhatsApp, policiais descobriram toda a hierarquia das favelas do Lixão e Vila Ideal. em Caxias. Confira detalhes da investigação

Policiais se infiltraram em grupos de WhatsApp para desvendar o esquema criminoso de uma quadrilha que comandava há anos as favelas do Lixão e da Vila Ideal, em Duque de Caxias e pagava propinas a PMs.

Contaram também com a colaboração de um ex-integrante do bando que teve uma desavença com Charlinho do Lixão, elemento que foi morto em confronto com a polícia militar.

No curso da presente investigação, esse criminoso se retirou do bando e resolveu colaborar sob a garantia do anonimato, e forneceu informações extraídas do aparelho celular que utilizava quando ainda integrava a quadrilha que que possibilitou a identificação de vários grupos de WhatsApp utilizados pelos seus integrantes para gerirem seus negócios escusos, e das linhas telefônicas utilizadas pelos integrantes de cada grupo.

O bando é liderado dentro do presídio pelo traficante Charles do Lixão,  Charles da Vila Ideal, Charles Brown ou Coroa e tinha como braço-direito seu filho, Charlinho, já falecido.

Foi possível verificar que todos os integrantes da organização criminosa dentre os que tem maior posição hierárquica na estrutura de poder até os mais subalternos, prestam referências a Charles, Muitos clamam pela sua ¿liberdade¿, e ainda dão como certo a realização de churrasco em comemoração, chegando um deles a dizer que os demais superiores, ou seja, os gerentes não deixarão o fato passar em branco

Muitos criminosos inclusive muitos se referiam à o bando como ¿Tropa do Coroa e do eterno menor 22¿, uma alusão a como forma de homenagem póstuma ao meliante.

Foi verificado que o grupo tinha como como atividade primordial o tráfico de drogas, mas restou evidenciado que outras atividades criminosas são perpetradas pelo bando, tudo para obtenção de vantagem econômica.

Há registro de práticas de roubos qualificados pelo emprego da arma e concurso de pessoas; roubos de cargas, de tráfico de armas e munições, dentre outros.

Os membros da quadrilha

A investigação descobriu que o criminoso Gordão, Abençoado o Salmo, era é o responsável por fazer a ponte entre o tráfico de drogas e policiais corrompidos do 15º BPM, procedendo ao pagamento de ¿arregos¿ para evitar prisões ou apreensões nas Comunidades do Lixão e da Vila Ideal, ou para conseguir a liberação para realização de bailes funks, eventos que impulsionam as vendas de drogas.

Anos atrás, ele já havia sido apontado por uma testemunha como sendo o integrante responsável pelos pagamentos dos ¿arregos¿ aos policiais militares do 15º BPM

Na hierarquia do crime, Bocão era o gerente geral do Lixão e assumiu a condição de frente com a morte do Charlinho. Ele promovia semanalmente espécie de reunião normalmente realizada aos domingos com todos os gerentes de carga, para conferência das contabilidade, verificando se as cargas vendidas na semana são compatíveis com os valores apresentados.

“Atenção tropa do Coroa e do eterno menor 22 Amanhã será nossa eleição se iniciará as 7 horas em ponto 6 horas tem q ta todos os g e corredo já reunidos pra troca as anotação pra quando chega 7 horas todos os fecho estarem organizados… lembrando que nossa fiel e valorosa facção é conhecida mundialmente pela nossa organização então vamos ser organizado pra noos chega ao sucesso e ser o mais breve possível nas quadra do coroa oooliberdade.

Bocão ficava encarregado de promover bailes funks e forrós de modo a incrementar as vendas de drogas nas bocas de fumo, e pagar os demais gerentes para que eles possam remunerar os demais ¿funcionários¿ da baixa hierarquia da quadrilha.

Bocão era auxiliado por Chapoca, Russinho e Bimbo.

Na Vila Ideal, o gerente era Tcheno. Já a que é apontado como irmão de consideração de Charlinho.

Tcheno tinha como braço-direito o traficante Mickey.

Bimbo tinha a responsabilidade do gerenciamento de todo o tráfico de ¿crack¿,. Zangado ou Russinho era o gerente da cocaína.

Chapoca cuidava da gestão da segurança de todo o Lixão.  

Havia também os gerentes de carga que atuavam em esquema de plantão de 24 horas, e prestavam conta ao final, em sintonia com os respectivos ¿corredores¿, ¿vapores¿ e ¿atividades¿ do turno atuam em sintonia com os gerentes de entorpecentes, controlando os abastecimentos das bocas de fumo. Um deles era o Cirrose juntamente com seu irmão Carlinhos. Eles administravam a logística de abastecimento e a contabilidade geral do tráfico da Vila Ideal.

Outro gerente de carga era HG, que foi preso em flagrante pela Delegacia Anti-Sequestro, quando tentou extorquir uma vítima.

Betão também era gerente de cargas e agia como uma espécie de agente de ¿contrai-nteligência¿ a serviço do tráfico de drogas do Lixão e da Vila Ideal, como foi constatado pelo agente virtual infiltrado já que há vários prints feitos por ele que servem de alerta par à presença de policiais militares.

Macarrão é outro que ocupa o cargo de gerente da carga, participando diretamente na endolação de material entorpecente e  na guarda de cargas,

Também eram gerentes de cargas Negão Dieguinho, Tatu e Boliço.

Negão ficou encarregado da função de liderança no tráfico da Comunidade da Coréia, que funciona como uma espécie de ¿filial¿ da quadrilha do Lixão e da Vila Ideal.

Os corredores tinham a função de receber e guardar determinada quantidade de carga de entorpecentes, cabendo-lhes abastecer os ¿vapores¿, quando o estoque das bocas de fumo está baixo, e auxiliam na endolação.

Os corredores eram Marcell, MT, Chaninha, Picolé, Mendigo e Begueira.

Havia ainda os vapores mas só um fopi citado, o de vulgo Saci.

Os atividades eram os responsáveis pela segurança dos funcionamentos das bocas de fumo e dos seus comparsas, e exercem suas funções em pontos estratégicos para garantir a segurança cotidiana dos pontos de vendas, e para defender os territórios dominados de investidas policiais ou de facções rivais,

Estavam entre os atividades Doguinha ou Dodo da 62, Cavanhaque, Big Big,  Canivete e JG.

Tinham também os fogueteiros e radinhos. O traficante Cepacol era o responsável.

.O bandido de vulgos Zona Sul, Mais de 20 e Cadeirante, repassava o informações sobre o deslocamento de comboios policiais ou sobre fatos coletados nos outros grupos do WhatsApp da orcrim, realizando trabalho de networking.

Robô ou De Ferro, que está preso em Bangu, até hoje recebe valores.

 Bia é a responsável por recolher e repassar valores semanais aos familiares dos gerentes que se encontram presos. Ela exerce uma função similar a uma assistente social dos integrantes presos, sendo de sua responsabilidade os repasses financeiros que lhes garantem os sustentos, na ausência do Integrante preso.

Cabelinho se disfarçava de motoboy para traficar entorpecentes sem levantar suspeitas das forças policiais, realizando entregas sob encomenda, sendo impressionante o número de vendas feitas por ele em poucos dias.

Os policiais descobriram que, dentro da organização, havia uma outra, comandada pelo bandido de vulgo JG, oltada para a prática de roubos de aparelhos celulares e de cargas da Empresa Souza Cruz.

JG e seus comparsas se reuniam normalmente na madrugada para praticar roubos. Foi comprovado que ¿JG¿ monitorava os veículos da firma,

No caso dos assaltos a ônibus, o grupo, costumava agir em dupla ou trio, mas sempre acompanhado de outro elemento que segue o coletivo com um carro, que ao final da ação dá fuga aos assaltantes.

Tal prática é nefasta, pois atinge trabalhadores quando utilizam do transporte públicos na ida ou volta de seus locais de trabalho, pessoas que, em regra, já ostentam situação financeira fragilizada.

Os grupos de whatsapp

A infiltração de agente virtual nos grupos do WhatsApp permitiram o ingresso da polícia civil no cerne da organização criminosa, tendo sido possível constatar que tais grupos possuíam regras de utilização definidas pelos integrantes que possuem maior grau de hierarquia dentro da organização

No grupo Família CV havia a mensagem –Presta atenção meus amigos, esse grupo é exclusivamente para monitoração e visão de polícia ou outro tema que ponha nossa vida em risco. Obs.; é proibido colocar fotos e vídeos que podem tirar o foco da monitoração, a não ser de visão de policiais. Se não for na risca da disciplina será imediatamente retirado e removido do grupo e não adiantam ir no privado dos adms; que não vai adiantar nada, porque os administradores reconhecem as regras daqui, ASS: DIRETORIA RAPAZIADA¿

Havia ainda os grupos Conexão Família C.H.; Grupo Mauá Tudo Nosso; Grupo Atividade Geral; Grupo Compras, Vendas CV e Grupo novo LX Vi, sendo este último que reunia 52 linhas telefônicas utilizadas por diversos integrantes da organização, e permitiu uma comunicação rápida e bem mais segura eles, funcionando como uma espécie de escritório virtual do ¿CV

Fonte: Relatório da Polícia Civil do Rio de Janeiro disponível no site jusbrasil

Compartilhar:

Posts Relacionados:

Em conversa atribuída ao chefão do Morro dos Macacos (TCP), ele falou em queimar ônibus e fechar vias por conta da guerra

Em conversa atribuída ao chefão do Morro dos Macacos (TCP), ele falou em queimar ônibus e fechar vias por conta da guerra

Em uma conversa divulgada nas redes sociais atribuída ao traficante Scooby, chefão do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, ele falou em tacar fogo em.ônibus e parar o Boulevard 28

Traficantes da Barreira do Vasco (CV) são suspeitos de matarem responsáveis pelo gatonet e pela internet da comunidade. Dono da TV a cabo clandestina foi morto porque não aceitou pagar o aumento da taxa imposta pelos criminosos

Traficantes da Barreira do Vasco (CV) são suspeitos de matarem responsáveis pelo gatonet e pela internet da comunidade. Dono da TV a cabo clandestina foi morto porque não aceitou pagar o aumento da taxa imposta pelos criminosos

Traficantes da comunidade Barreira do Vasco, em São Cristóvão, mataram no ano passado um homem responsável pela distribuição do gatonet na favela por ele não aceitar pagar um aumento na

Quadrilha nacional de traficantes de drogas sintéticas pagava taxas a bandidos de facções do Rio. PF fez operação

Quadrilha nacional de traficantes de drogas sintéticas pagava taxas a bandidos de facções do Rio. PF fez operação

A Polícia Federal fez hoje uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada na produção e distribuição de drogas sintéticas que atua em âmbito nacional e possui capacidade estimada para

Ladrão de carros e homem de guerra do TCP foi preso em Belford Roxo

Ladrão de carros e homem de guerra do TCP foi preso em Belford Roxo

Foi preso nesta quarta-feira (14/05), escondido na casa de familiares, na Comunidade Gogó da Ema, em Belford Roxo, um traficante do Terceiro Comando Puro que faz parte do grupo que

Morador da Vila Cruzeiro (CV) tenta processar o Estado alegando ter sido furtado por PMs do BOPE. Governo contesta

Morador da Vila Cruzeiro (CV) tenta processar o Estado alegando ter sido furtado por PMs do BOPE. Governo contesta

Um morador da Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, tenta processar o Estado alegando ter sido roubado por PMs do BOPE em novembro do ano passado. Conforme narrativa do morador,

Não existe hierarquia entre os líderes do TCP na Maré, aponta relatório da Polícia Civil

Não existe hierarquia entre os líderes do TCP na Maré, aponta relatório da Polícia Civil

A quadrilha de TH da Maré, morto ontem, controla as comunidades Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Vila do Pinheiro, Vila do João, Conjunto Esperança, Salsa e Merengue e Tijolinho,

Preso um dos bandidos mais violentos do Rio especializado em roubos a bancos e condomínios de luxo e que se disfarçava de pedreiro

Preso um dos bandidos mais violentos do Rio especializado em roubos a bancos e condomínios de luxo e que se disfarçava de pedreiro

Foi preso ontem um homem considerado um dos criminosos mais violentos em atividade no Rio de Janeiro, especializado em roubos a agências bancárias e condomínios de luxo, principalmente na Zona

Dono de apartamento de luxo na Barra onde foram encontradas 240 armas em operação contra o CV denunciou em 2017 esquema de extorsão a camelôs da Uruguaiana

Dono de apartamento de luxo na Barra onde foram encontradas 240 armas em operação contra o CV denunciou em 2017 esquema de extorsão a camelôs da Uruguaiana

O dono do apartamento de luxo na Barra da Tijuca onde foram encontradas as 240 armas durante operação contra o Comando Vermelho Jhonnatha Schimitd Yanowich havia denunciado em 2017 à

Mais uma madrugada de guerra na Grande Tijuca tira o sono dos moradores

Mais uma madrugada de guerra na Grande Tijuca tira o sono dos moradores

Pelas redes sociais, moradores da Tijuca reclamaram de mais uma madrugada de tiros vindos dos morros do Cruz (TCP) e Andarai (CV) que estão em guerra já tem um tempo.

Mulher que caminhava pela rua morreu baleada após carro ser atacado a tiros em Campos (RJ)

Mulher que caminhava pela rua morreu baleada após carro ser atacado a tiros em Campos (RJ)

Uma mulher chamada Daniele morreu baleada durante um tiroteio na noite de ontem (13) na Rua do Beco, no Parque Santuário, no distrito de Travessão, em Campos dos Goytacazes, no

Bandidos do CV suspeitos da morte de PM que foi do Bope  em Niterói estariam escondidos na Rocinha

Bandidos do CV suspeitos da morte de PM que foi do Bope em Niterói estariam escondidos na Rocinha

A polícia tenta prender traficantes ligados a facção criminosa Comando Vermelho (CV), Marcos Johan Vieira da Silva, conhecido pelo vulgo de “Bigode”, de 28 anos e de Paulo Vagner da

PM foi morto em São Gonçalo

PM foi morto em São Gonçalo

A Secretaria de Estado de Polícia Militar informa a morte do cabo da Polícia Militar Maximiliano Ferreira Costa, de 41 anos, ocorrida na tarde desta terça-feira (13/05), em São Gonçalo.

Das 240 armas apreendidas hoje em operação contra o CV, cerca de 60 eram longas, como fuzis

Das 240 armas apreendidas hoje em operação contra o CV, cerca de 60 eram longas, como fuzis

A Policia Civil do Rio informou que das 240 armas apreendidas hoje durante operacão contra o Comando Vermelho, cerca de 60 delas eram longas, como fuzis . Também foram arrecadadas

Traficante alvo de operação hoje contra o CV recebe o dinheiro de aluguéis cobrados na Muzema em um escritório no Complexo do Alemão

Traficante alvo de operação hoje contra o CV recebe o dinheiro de aluguéis cobrados na Muzema em um escritório no Complexo do Alemão

Uma corretora de imóveis que foi detida pela polícia levando dinheiro da Muzema, no Itanhangá, para o Complexo do Alemão disse que foi orientada pelo traficante Léo Olhão a repassar

Procuradoria pede condenação em regime fechado de acusados de ser os mandantes da morte de Marielle

Procuradoria pede condenação em regime fechado de acusados de ser os mandantes da morte de Marielle

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal a condenação dos acusados de ser os mandantes do homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em

Veja algumas das vítimas de TH da Maré

Veja algumas das vítimas de TH da Maré

Um dos primeiros homicídios da qual o traficante Thiago da Silva Folly, o TH da Maré, esteve envolvido foi o de Edinei Dias Assunção ocorrido em 2014, morto com tiros

Dois homens foram mortos dentro de uma van em São Francisco do Itabapoana

Dois homens foram mortos dentro de uma van em São Francisco do Itabapoana

Dois homens foram assassinados dentro de uma van na tarde de hoje em São Francisco do Itabapoana, no Norte Fluminense As vitimas são Leandro Lírio Moreira, 31 anos e Marlon

Testemunhas relataram como PM matou homem durante pagode em Nova Iguaçu. Pelos relatos, vítima morreu a troco de nada

Testemunhas relataram como PM matou homem durante pagode em Nova Iguaçu. Pelos relatos, vítima morreu a troco de nada

Testemunha relatou à Justiça como ocorreu o assassinato de Jorge Mauro Ruas de Paiva, ocorrido no último sábado (10) durante um pagode em Comendador Soares, em Nova Iguaçu. O PM

TH da Maré tinha 20 seguranças com ele, diz PM

TH da Maré tinha 20 seguranças com ele, diz PM

O traficante TH da Maré estava acompanhado de mais de 20 criminosos atuando como seguranças quando foi morto. Dois dos seguranças foram baleados e levados ao Hospital EvandronFreire mas não

Ex-candidato a vice-prefeito de Niterói é suspeito de furto cinematográfico na cidade

Ex-candidato a vice-prefeito de Niterói é suspeito de furto cinematográfico na cidade

O empresário Alexandre Ceotto André que foi candidato a vice.prefeito em Niterói é suspeito de ser o mentor intelectual de um furto cinematográfico na cidade. Agentes cumpriram hoje mandados de